Jorge Arreaza, ex-ministro das Relações Exteriores da Venezuela e atual vice-presidente do Partido Socialista dos Trabalhadores Unidos da Venezuela (PSUV), publicou uma carta demolidora contra o presidente do Chile, Gabriel Boric. Leia a carta na íntegra:
Señorito Gabriel Boric,
Seu desrespeito pela institucionalidade venezuelana é notável. Você é a encarnação da esquerda sicária: uma falsa esquerda que chega ao poder para destruir qualquer alternativa verdadeiramente popular.
Ao estilo da quinta coluna, você enganou seu povo com um falso discurso de dirigente juvenil rebelde da pequena burguesia, que uma vez no poder trai o espírito das manifestações de 2019 e das lutas populares do povo de Salvador Allende, para dar continuidade limpa aos governos afins de Pinochet, a Concertação e a UDI de Sebastián Piñera.
Você se abraça com líderes do fascismo venezuelano e do neonazismo ucraniano. Desrespeita a Carta das Nações Unidas, a Constituição Venezuelana e se esconde sob a proteção dos Direitos Humanos, enquanto viola os direitos mais elementares de seu povo e dos povos originários de seu país.
Sua popularidade caiu tanto em tão pouco tempo, que quase atinge o núcleo do planeta Terra, e você opta por atacar e se intrometer em assuntos internos da Venezuela toda vez que precisa desviar a atenção de seu desgoverno e imaturidade política, ou seja, todos os dias.
Entenda que os povos de nossa América e do Sul Global admiram e defendem com a sua esperança e convicção mais luminosa a Revolução Bolivariana. Enquanto rejeitam os falsos projetos progressistas como o seu, que não fazem mais do que se submeter à vontade de Washington e suas corporações governantes.
Saiba que, mais cedo ou mais tarde, um governo popular de verdadeira esquerda chegará ao Palácio da Moneda, que reabrirá as grandes alamedas por onde passará o povo chileno livre, para construir uma sociedade melhor.