O óleo que contamina o litoral nordestino do país se aproxima de uma das regiões mais ricas em biodiversidade no mundo, a Região de Abrolhos na Bahia. Estima-se que a mancha tenha 200 Km. Em Abrolhos encontra-se o Parque Nacional marinho, conhecido por ser o berçário de espécies como a baleia jubarte, corais, entre outras.
Os pescadores e moradores da região estão sendo obrigados a retira o óleo do mar com as redes de pesca e as próprias mãos. Desde domingo, cerca de 200 quilos de óleo foram retirados das praias. A região se destaca também pela atividade extrativista nos manguezais, a qual serve de sustento para mais de 2500 famílias. A contaminação da área pelo óleo causará um impacto desastroso tanto do ponto de vista ambiental, quanto do ponto de vista econômico, deixando estas famílias completamente desamparadas de sua principal atividade produtiva.
Trata-se de um verdadeiro crime de responsabilidade do governo golpista de Jair Bolsonaro. Mesmo com a contaminação de diversas regiões do nordeste, o governo golpista nega que o óleo esteja se espalhando e nada faz, a não ser atacar àqueles que denunciam, ou fazer demagogia com a situação.
Esta situação demonstra que o governo golpista de Bolsonaro é um governo de devastação nacional em todos os aspectos. Tudo para atender aos interesses econômicos dos grandes monopólios empresarias, dos banqueiros, do próprio imperialismo. Nesse sentido, precisa ser combatido desde já. É preciso levantar a palavra de ordem de Fora Bolsonaro e todos os golpistas.


