O Iêmen atacou mais um navio israelense e um norte-americano no Mar Vermelho como parte de sua campanha de bloqueio aos portos de “Israel”. O país está atacando e capturando navios desde novembro de 2023 como forma de apoio à Palestina. Na sexta-feira (15), as Forças Armadas do Iêmen emitiram um comunicado oficial.
O comunicado afirma: “em resposta à injustiça sofrida pelo povo palestino e como parte da resposta à agressão norte-americana e britânica em nosso país, as Forças Navais das Forças Armadas do Iêmen, com a ajuda de Alá, realizaram uma operação de ataque contra o navio israelense (Pacific 01) no Mar Vermelho, utilizando mísseis navais apropriados”.
A nota também afirma que um navio dos EUA foi atacado: “além disso, a Força Aérea não tripulada realizou um ataque contra um destróier americano no Mar Vermelho, utilizando drones, e a operação alcançou com sucesso seus objetivos, graças a Alá”.
O exército ainda mandou mais um aviso para “Israel”: as Forças Armadas do Iêmen advertem todos os navios israelenses ou com destino aos portos da Palestina ocupada, ou provenientes deles, a não passarem pela rota de Ras al-Rijal al-Salé [cabo dos homens virtuosos], caso contrário, serão alvos legítimos de nossas forças armadas”.