Desde a noite de terça-feira (23), os chefes de Estado de diversos países latino-americanos começaram a desembarcar em Caracas, capital de Venezuela, para participar da XXIII Cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América-Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP).
Os primeiros-ministros de Antígua e Barbuda, Gaston Browne, e de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, chegaram a Caracas, capital da Venezuela, na terça-feira (23). O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, chegou no mesmo dia.
Nesta quarta-feira (23), chegaram o primeiro-ministro da Dominica, Roosevelt Skerrit, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e o presidente da Bolívia, Luis Arce. Os três foram recebidos pelo ministro das relações exteriores, Yván Gil, e por Jorge Arreaza, secretário-executivo do organismo regional.
O ALBA-TPC foi fundado em 2004 pelos falecidos presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, e Fidel Castro, de Cuba, em resposta ao projeto fracassado dos EUA para criar a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA).
Atualmente, é composto por Venezuela, Bolívia, Nicarágua, Dominica, Antígua e Barbuda, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, Granada e Cuba.