Na quarta-feira (28), o ministro das Relações Exteriores do Máli, Abdoulaie Diop, participou de uma coletiva de imprensa junto ao MRE da Rússia, Sergei Lavrov. Ele afirmou que “a cooperação [militar] com a Rússia tem contribuído para garantir a segurança, nosso potencial foi fortalecido, e vemos os resultados”.
O ministro ainda elogiou o treinamento militar de especialistas malianos feito pela Rússia e afirmou que “é necessário diversificar as relações, especialmente por meio da economia” e também que as “boas relações [militares] devem ser acompanhadas por uma boa cooperação comercial e econômica”.
Lavrov destacou que “as capacidades de defesa do Máli estão sendo aprimoradas por meio dos esforços de instrutores russos, bem como pelo treinamento de pessoal das Forças Armadas do Máli na Rússia”. Ele também lembrou que a Rússia também está comprometida em manter o suprimento de ajuda humanitária ao Máli.
O Máli vive sob um regime nacionalista desde que o general Assimi Goita derrubou o presidente fantoche da França e assumiu o poder. Posteriormente o Máli expulsou as tropas francesas do país e formou a Aliança do Sael, junto ao Níger e ao Burquina Fasso.