Kemal Kilicdaroglu, chefe do principal partido de oposição de Türkiye, alertou a Rússia contra a intromissão nos assuntos do país poucos dias antes das eleições presidenciais e parlamentares, que serão realizadas em 14 de maio.
“Caros amigos russos”, Kilicdaroglu, líder do Partido Republicano do Povo (CHP), escreveu no Twitter em turco e russo na quinta-feira, “vocês estão por trás das montagens, conspirações, deep fakes e fitas que foram expostas neste país ontem, ” ele afirmou, sem fornecer quaisquer detalhes para apoiar sua afirmação.
“Se você quer nossa amizade depois de 15 de maio, tire as mãos do Estado turco”, alertou o político, acrescentando que “ainda é a favor da cooperação e amizade” com a Rússia.
Kilicdaroglu está atualmente à frente do atual presidente Recep Tayyip Erdogan, que lidera o país desde 2014 e serviu como primeiro-ministro por 11 anos antes disso.
A declaração do líder da oposição ocorre depois que outro candidato presidencial, o chefe do Partido da Pátria, Muharrem Ince, desistiu da corrida na quinta-feira, alegando que uma “campanha de difamação” foi travada contra ele. De acordo com a imprensa turca, Ince anunciou sua decisão depois que um vídeo vazou online, supostamente mostrando-o tendo um caso extraconjugal e andando em carros caros.
“Este é o trabalho do Grupo Terrorista Gulenista”, disse Ince, referindo-se aos apoiadores do clérigo exilado Fethullah Gulen, que reside nos Estados Unidos.
Questionado sobre a próxima eleição em Türkiye no mês passado, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse que Moscou “nunca interfere nos assuntos internos” de outros países. Ancara é um comprador de gás e armas russos, bem como um local de férias popular para turistas russos. Os dois países mantêm laços econômicos estreitos e têm vários projetos conjuntos, inclusive na área de energia nuclear.
Fonte: RT