Na manhã dessa terça-feira (21/07) o tucano José Serra foi alvo de uma tentativa de ressuscitar a Lava Jato. Através da Polícia Federal e do Ministério Público, se está supostamente investigando acusado do crime de “caixa dois”, as chamadas doações ilícitas. Que não é nenhuma surpresa quando o assunto é o quase blindado PSDB. A Justiça Eleitoral, no avanço da operação, expediu quatro mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão. Junto com toda parafernalha da Lava Jato, o gabinete e os imóveis do senador também estão sendo investigados pela PF.
A pergunta que não se faz é, para que tudo isso agora? Afinal, a princípio é uma acusação de 2014, quando o PSDB ainda não tinha se afundado na crise do golpe de Estado, onde o próprio foi o artífice e perdeu toda sua base eleitoral e militante ao bolsonarismo. Não tem importância, ele já cumpriu seu papel. É evidente que a prisão de José Serra pela Lava Jato não passa de um chute em cachorro morto. É uma manobra para passar um ar de credibilidade a operação que devastou o País a mando do imperialismo.
Essa manobra tenta passar um ar de “neutralidade”, porque a operação da Lava Jato só ficou conhecida pelos seus êxitos que rasgaram os direitos democráticos de toda a população, impulsionando o golpe de Estado, prendendo Lula e elegendo Bolsonaro. Isto é, sempre na sua atividade ficou claro que a operação não passava de uma perseguição à esquerda, em especial o PT e Lula. Agora, depois de vários escândalos que mostraram como a operação era uma farsa, controlada de fora do País, em especial pelos Estados Unidos que agiam contra os interesses de toda a população, isto é, não passa de uma fraude total, onde a própria operação é algo aberrante, criminoso e ilegal. Depois de toda desmoralização da Lava Jato, ela aparece prendendo o Serra. Mantendo a farsa da “luta contra corrupção” colocando um peão temporariamente fora do jogo.
Não se trata em nada de uma operação “neutra” cuja função é “combater a corrupção”. É uma manobra para tentar recuperar uma certa legitimidade, a operação golpista que não passa de um crime de lesa-pátria. É necessário denunciar a manobra entusiasticamente, em todos os lugares, e exigir o fim da decrépita operação Lava Jato e de todos os presos políticos que essa farsa do FBI levou para cadeia. Não à reciclagem dos setores golpistas, como tenta a frente ampla, fora Bolsonaro!