Nesta segunda-feira, 7, o procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, oficializou a prorrogação da força-tarefa da Lava Jato no Paraná e no Rio de Janeiro.
- No Paraná, o conhecido Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) auxiliará os procuradores no estado. Com essa medida, a força-tarefa terá mais 4 procuradores, sendo prorrogada até 1º de outubro de 2021 com a designação de outros dez integrantes. Assim, a composição passará a contar com 19 procuradores, sendo nove com investidura de dois anos e o restante com mais dez meses de trabalho.
- No Rio de Janeiro, a prorrogação foi mais curta, até 31 de janeiro de 2021. Ademais, PGR estuda a implantação do Gaeco com o objetivo de reforçar as investigações, embora sem aumentar o quadro, mantendo-se 12 membros. De acordo com Ministério Público, “até o fim de janeiro deverão ser sanadas algumas incorreções de ordem burocrática. Também deverão ser concluídas as tratativas para que o MPF no Rio passe a contar uma unidade do Gaeco e que a experiência institucional possa integrar a atuação conjunta conhecida como Lava Jato. As designações atuais expiram nesta terça-feira, 8”.
A PGR, por sua vez, vem fortalecendo seu aparato e criou na última sexta-feira, 4 o Gaeco do Pará. Para tal atribuição, foram designados seis procuradores que terão mandatos de dois anos. Dessa forma, o estado passa a ser o quarto do país a contar com todo esse aparelhamento.