As eleições para membros do conselho tutelar para o mandato 2020/24 foram realizadas em todo o país no último domingo (06/10) e foram marcadas por denúncias de irregularidades.
Em São João da Ponte, norte de Minas Gerais, uma candidata foi flagrada, em vídeo, por moradores, realizando o transporte de eleitores para garantir o voto em sua candidatura e em outra candidata coligada. Testemunhas formalizaram a denúncia apresentando o vídeo na delegacia da cidade. Os policiais realizaram buscas, mas não localizaram o ônibus.
Denúncias como essa e outras, como de boca de urna, mudanças de seções de votação, impugnações de urnas e de candidatos, destacaram uma eleição turbulenta. Outro aspecto fundamental a ser observado foi a quantidade de candidatos ligados aos setores da extrema direita, do PSL, das igrejas evangélicas etc.
Este acirramento da disputa eleitoral indica o que deve ocorrer nas eleições municipais no próximo ano e mostra que a base do regime golpista busca avançar pelos diversos âmbitos das instituições do Estado.