Neste sábado (18), acontecerá, no Centro Cultural Benjamin Péret (CCBP) uma palestra-debate em celebração à vitória do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), após conquistar um acordo de cessar-fogo junto à entidade nazissionista de “Israel”. A atividade acontecerá às 17h na Rua Conselheiro Crispiniano, 73, no bairro da República, em São Paulo.
A palestra-debate, convocada pelo Partido da Causa Operária (PCO) e pelos comitês de luta, contará com a presença de Rui Costa Pimenta, presidente nacional do PCO, e Reda Sued, integrante do Campo Progressista Árabe.
A atividade ocorrerá após a transmissão da tradicional Análise Política da Semana, a mais completa análise de conjuntura de toda a esquerda nacional. O programa, que é transmitido pela Causa Operária TV, começa às 13h.
O acordo de cessar-fogo entre a Resistência Palestina e o Estado de “Israel” entrou em vigor na última semana, após várias rodadas de negociação mediadas pelo Egito, pelo Catar e pelo presidente norte-americano Donald Trump. Com o acordo, 20 prisioneiros israelenses foram trocados por 250 palestinos condenados a prisão perpétua e mais 1.700 palestinos que haviam sido presos como resultado da repressão à Operação Dilúvio de Al-Aqsa.
O cessar-fogo ainda prevê a reconstrução de Gaza e o ingresso de ajuda humanitária. Ainda que tenha sido uma grande vitória da Resistência, em particular, do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), o acordo ainda é frágil, pois não há um consenso em um ponto fundamental: a governança de Gaza. Enquanto o sionismo exige o desarmamento da Resistência, o Hamas insiste que só abrirá mão da luta armada quando o ocupação sionista tiver fim.
Para conhecer melhor as novas perspectivas para o movimento de apoio ao povo palestino após o cessar-fogo, não perca a palestra-debate deste sábado!





