Na última terça-feira (11), o ex-presidente das Filipinas Rodrigo Duterte foi preso pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) sob acusações de crimes contra a humanidade, relacionados à sua política fascista de “guerra contra as drogas” durante seu mandato (2016-2022).
Duterte, conhecido por sua retórica agressiva e políticas de “mão dura”, foi detido em sua residência em Davao, no sul das Filipinas, após um mandado de prisão emitido pelo TPI. O tribunal alega que o ex-presidente é responsável por milhares de execuções extrajudiciais cometidas por forças de segurança e esquadrões da morte durante sua campanha antidrogas. Estima-se que mais de 6.000 pessoas tenham sido mortas.
A prisão de Duterte ocorre em um momento delicado para as Filipinas, que, sob o governo do atual presidente Ferdinand Marcos Jr., tem se alinhado cada vez mais aos interesses dos Estados Unidos. Marcos Jr., filho do ex-ditador Ferdinand Marcos, tem sido inclusive criticado por setores da burguesia nacional filipina por sua política externa subserviente aos EUA, especialmente em meio às crescentes tensões no Mar do Sul da China, onde o imperialismo busca conter a influência chinesa.
O TPI, sediado em Haia, na Holanda, é um tribunal político, que age de forma seletiva contra líderes de países de capitalismo atrasado, enquanto ignora ou trata com leniência crimes cometidos por países imperialistas. A prisão de Duterte parece seguir essa política. O momento de sua detenção coincide com os interesses geopolíticos do imperialismo na região e que sua retirada do jogo beneficia os Estados Unidos.
Vale lembrar que o TPI também emitiu recentemente um mandado de prisão contra o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netaniahu, por supostos crimes de guerra em Gaza, em uma expedição tanto para Netaniahu, quanto para lideranças da resistência palestina. E, diferentemente de Duterte, Netaniahu não foi preso, e o mandado foi amplamente interpretado como apenas uma manobra para aumentar a pressão internacional por um cessar-fogo na fase atual do genocídio. Enquanto Netaniahu ainda é visto como um aliado do imperialismo, Duterte, que já não está mais no governo, foi rapidamente detido e descartado.