No dia 27 de abril, o porta-voz das forças armadas do Iêmen, General de Brigada Iahia Saree, anunciou um míssil iemenita, abateu mais um drone MQ-9 Reaper.
No sábado (27), um oficial militar dos EUA não identificado confirmou à CBS News que um drone MQ-9 Reaper “caiu” dentro do Iêmen na madrugada de sexta-feira (26) e disse que uma investigação está em curso.
De acordo com Saree, o drone de US$ 30 milhões foi derrubado pelas defesas aéreas iemenitas na província de Sada. O Iêmen derrubou no total três drones MQ-9 Reaper desde o início de suas operações em apoio à Palestina em novembro de 2023, custando ao governo dos EUA pelo menos US$ 90 milhões.
Pouco tempo depois, as forças armadas do Iêmen divulgaram um vídeo em alta resolução mostrando a derrubada do drone norte-americano, que pode ser assistido abaixo.
O Iêmen está sendo bombardeado pelos EUA dede janeiro de 2024. O motivo é porque declarou guerra contra “Israel” em apoio a Faixa de Gaza e passou a atacar navios ligados ao Estado sionista no Mar Vermelho.