Na noite de quarta-feira (10), um avião de carga militar russo transportou uma equipe de instrutores e vários equipamentos para auxiliar o exército nigerense. A emissora pública Radio Télévision du Niger (RTN) na quinta-feira (11), transmitiu imagens do evento.
“Estamos aqui para treinar o exército nigeriano… para desenvolver a cooperação militar entre a Rússia e o Níger”, disse um homem russo com farda militar à RTN. “Temos muita experiência em combater o terrorismo. E estamos aqui para compartilhar essa experiência com nossos amigos”, disse um especialista russo à Sputnik.
Ele ainda afirmou: “o destacamento africano aqui estará construindo relacionamentos e formando e treinando em conjunto o exército nigeriano”, acrescentou. E concluiu: “trouxemos a base educacional e material para o treinamento de vários especialistas”.
O Ministério da Defesa da Rússia ainda não confirmou o alcance da missão, mas a RTN afirmou em uma postagem no Facebook que os instrutores também instalarão um sistema de defesa aérea no Níger.
A aproximação entre Níger e Rússia se ampliou após militares nacionalistas derrubarem o governo lacaio da França em julho de 2023. O governo expulsou as tropas franceses e agora se encaminha para expulsar as tropas dos EUA do país. Além disso, criou uma aliança com dois vizinhos nacionalistas, Burquina Fasso e Máli.