Entre os dias 27 de janeiro e 5 de fevereiro, ocorrerá mais uma edição da tradicional Universidade de Férias, promovido pela Aliança da Juventude Revolucionária (AJR) e pela Universidade Marxista. Esta edição irá homenagear os 100 anos da morte de um dos maiores revolucionários que a história já conheceu: Vladimir Lênin. E tratará, então, do tema “Imperialismo”.
Lênin, que ocupa uma figura central não apenas na formulação da organização política marxista do proletariado, mas também em analisar o capitalismo de seu tempo, segue fielmente o método de Marx e Engels quando publica a obra “Imperialismo, Etapa Superior do Capitalismo”, que será abordada nesse Acampamento de Férias.
A obra tem um caráter fundamental para todos os militantes revolucionários, pois analisa o atual estágio do capitalismo, o imperialismo. O capitalismo monopolista e, consequentemente, imperialista, difere do capitalismo concorrencial analisado por Marx, e a atual etapa se dá com a fusão do capital industrial e o capital financeiro, assegurando a existência de monopólios internacionais assegurados através das interferências violentas dos Estados burgueses em todo o globo.
Há mais de duas décadas, a Universidade de Férias tem se destacado como uma iniciativa singular, ocorrendo duas vezes ao ano durante os períodos de férias escolares. Seu compromisso central vai além da luta imediata, concentrando-se na formação de militantes dentro da abrangência da doutrina marxista. A partir das aulas de Rui Costa Pimenta, presidente nacional do PCO, os cursos representam um passo crucial na formação marxista, acolhendo tanto os veteranos quanto os novos militantes em um profundo mergulho no pensamento revolucionário.
Os companheiros que participarem da Universidade de Férias notarão que a atividade não se restringe apenas a uma formação política de militantes, é uma atividade coletiva onde a experiência socialista se desdobra em vários aspectos. Realizado em um ambiente equipado com alojamentos, áreas de esporte, lazer e uma rica programação cultural organizada pelos membros do Partido, o evento se torna uma experiência única. Esta fórmula exclusiva combina a formação marxista mais profunda com momentos de descontração, proporcionando um ambiente propício para a construção de camaradagem.
Em síntese, a Universidade de Férias vai além da definição de um simples evento; é um compromisso histórico com a formação e a tradição marxista, oferecendo uma oportunidade ímpar para aprofundar o conhecimento e fortalecer os laços que unem os militantes na incessante luta pela revolução socialista.
Por isso, não fique de fora! Participe da Universidade de Férias, que ocorrerá dos dias 27 de janeiro até o dia 5 de fevereiro. Entre em contato com os militantes do Partido da Causa Operária e garanta sua vaga.