A Universidade de Férias estará de volta em janeiro! Em conjunto com a Universidade Marxista, o Partido da Causa Operária anunciou o lançamento do novo curso ministrado pelo companheiro Rui Costa Pimenta, intitulado “Imperialismo”, baseado na obra seminal de Lenin, “Imperialismo: fase superior do capitalismo”. Este curso não é apenas uma oportunidade para militantes e simpatizantes, mas um convite para todos que buscam compreender profundamente o mundo em que vivemos.
Ao utilizar a obra de Lenin como base, o curso oferecerá não somente uma análise minuciosa do texto, mas também uma reflexão crítica sobre a conjuntura atual, explorando temas que vão além do escopo original, mergulhando em análises sobre o imperialismo atual e suas implicações nos conflitos emergentes e na crise de hoje do capitalismo.
A importância deste curso é indiscutível. Em um mundo repleto de desafios políticos e econômicos, entender o imperialismo é fundamental. Não há como entender o que aconteceu no Afeganistão em 2021, por exemplo, onde o Talibã retomou o poder ao expulsar os norte-americanos, sem entender os bastidores do conflito; e, consequentemente, o imperialismo. A operação militar especial russa na Ucrânia, a guerra nacional de libertação da Palestina e a eleição de Javier Milei, sendo todos estes tenas deste ano ou do ano passado, estão atrelados também ao assunto sobre o imperialismo. Esta compreensão não apenas oferece a compreensão sobre os conflitos atuais, mas também lança luz sobre a crise sistêmica do capitalismo e suas ramificações em nossa sociedade.
A realização deste curso não é apenas um evento isolado. Está inserida nas comemorações do centenário da morte de Lenin, que ocorrerá em 2024. O Partido da Causa Operária (PCO) planeja uma série de atividades para homenagear e refletir sobre o legado duradouro de Lenin. Este curso marca o início dessas celebrações, pois, mesmo após 100 anos de sua morte, Lenin permanece uma figura central e essencial para o marxismo e para a compreensão crítica do mundo contemporâneo.
O curso acontecerá durante o Acampamento de Férias da Aliança da Juventude Revolucionária (AJR), no mês de janeiro, oferecendo a oportunidade de duas semanas de férias junto às pessoas que também querem estudar sobre o marxismo. Além das aulas de formação política, o acampamento proporcionará atividades de lazer como piscina, churrasco, a experiência de acampar em barracas ou alojamentos fora da cidade grande e diversas outras atividades culturais.
Está aberta a todos a chance de aprender, celebrar e fortalecer os laços comuns que unem aqueles que buscam uma compreensão mais profunda do mundo e que desejam construir um futuro mais justo e equitativo. Para mais informações e inscrições, este Diário trará atualizações à medida que forem sendo divulgadas pela Universidade Marxista e pelo Partido da Causa Operária.