Na segunda-feira (18), John Kirby, coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, afirmou que o governo deve anunciar pacotes adicionais de assistência militar a Kiev nas próximas semanas. Até o momento, o país norte-americano já gastou mais de US$100 bilhões (R$486,6 bilhões) em ajuda econômica, humanitária e militar à Ucrânia.
“Temos fornecido assistência militar adicional à Ucrânia de forma consistente, quase regularmente. Anunciamos esses pacotes quase a cada duas semanas. Portanto, acho que você pode esperar que continuará a ver pacotes de assistência militar adicionais”, disse Kirby, em entrevista coletiva.
O fato de que o financiamento dos Estados Unidos em prol da Ucrânia está esvaziando os cofres públicos norte-americanos, tem feito com que vários congressistas se posicionem contra o envio de mais dinheiro ao regime nazista de Kiev. A crise do imperialismo é cada vez maior, algo que pode representar sérios apuros a Zelensky no futuro próximo.