Em carta dirigida à Steven Mnuchin, Secretário do Tesouro dos Estados Unidos e à Mike Pompeo, Secretário de Estado, um grupo de 74 congressistas e senadores democratas pediram à Donald Trump (Republicanos) que permitisse ao Irã enviar ajuda para o luta contra o novo coronavírus.
Jesús “Chuy” García e a senadora Elizabeth Warren estão entre os signatários da carta. Como exigência, os congressistas apelaram para que o governo dos Estados Unidos emita uma licença temporária para o envio de kits de detecção, respiradores e equipamentos de proteção pessoal necessária para o combate ao vírus.
“Bloquear ou reduzir o envio de recursos médicos não resultará em uma resposta eficaz ao surto no mundo, nem servirá aos nossos interesses de segurança nacional”, diz trecho da carta, de acordo com a revista norte-americana Foreign Policy.
Conforme relatado, Joe Biden (Democratas) já pediu a Trump a emissão de licenças para que o Irã obtenha produtos de empresas farmacêuticas e de dispositivos médicos, além da criação de canais especiais para bancos e empresas de serviços.