Nova Deli, Prensa Latina – Quase 10 mil empregados da Autoridade de Aeroportos da Índia (AAI) começarão uma greve por tempo indefinida no dia 20 de fevereiro contra a proposta de privatização de seis instalações aéreas.
O sindicato organizou vários protestos no mês de dezembro em vários aeroportos de todo o país contra a proposta de administrar seis aeroportos com fins de lucro através de uma associação público-privada.
Os empregados afirmam que a privatização conduzirá à exploração dos trabalhadores, informou o portal de opinião News Click.
Balraj Singh Ahlawat, secretário geral da AAEU, disse que os aeroportos administrados pela AAI têm reservas para pessoas de Castas Programadas e Tribos Programadas, o que lhes garante oportunidades de trabalho. Com a privatização, o pessoal só poderá trabalhar por contrato e serão explorados pelos operadores privados.
O Centro de Sindicatos (CITU) enviou uma carta ao ministro de Aviação Civil, Suresh Prabhu, em 11 de fevereiro, expressando sua solidariedade com a decisão do sindicato de iniciar uma greve indefinida e condenou a decisão adotada pelo governo de privatizar os aeroportos.
A carta mencionava que esses seis aeroportos foram modernizados mediante enormes investimentos do tesouro público sob a supervisão da AAI e não são de modo algum inferiores aos aeroportos de Deli, Mumbai, Hyderabad e Bangalore, que são administrados por operadores privados.
CITU fez um chamado ao ministro a que considere a gravidade da situação e intervenha para deter a privatização injusta dos aeroportos.
‘Após modernizar estes seis aeroportos com dinheiro público, entregá-los a mãos privadas equivale a uma benesse indevida para os atores privados às custas do tesouro público, além de ser totalmente injusto’, diz a carta.




