Análise Política da Semana

Rui Costa Pimenta analisa reta final da eleição, STF e crise política

No programa de sábado (3), dirigente do PCO abordou episódio na USP, atuação judicial na eleição, campanha do PT, Iraque e mobilização estudantil na França

Às vésperas do primeiro turno das eleições, Rui Costa Pimenta dedicou a edição deste sábado (3) da Análise Política da Semana a uma avaliação da reta final da campanha presidencial, da atuação do Judiciário no processo eleitoral e de acontecimentos nacionais e internacionais ocorridos nos últimos dias. O programa, apresentado semanalmente pelo presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO) na Causa Operária TV, teve ainda uma segunda parte dedicada às perguntas do público.

A análise começou pelo episódio ocorrido durante um debate promovido pela Associação Paulista de Saúde Pública e pela Faculdade de Saúde Pública da USP, na quarta-feira (30). Izadora Dias, candidata do PCO ao governo de São Paulo, defendeu que a divisão das unidades prisionais seja feita segundo o sexo biológico. A posição provocou reação de estudantes, que a acusaram de transfobia, abandonaram o evento e acionaram a polícia. O episódio foi posteriormente noticiado pela Folha de S.Paulo e outros veículos.

Rui concentrou sua análise principalmente no que considerou uma tentativa de substituir o debate político por intervenção policial. Para ele, independentemente da divergência em torno do tema, o problema central seria a utilização da legislação penal para impedir que uma posição política fosse defendida em um debate eleitoral.

“O procedimento é o mesmo: não admite debate, você não pode discutir o seu ponto de vista. Você não tem o direito de discutir, você tem que aceitar por força de lei.”

Pimenta criticou o PT, a Unidade Popular e outros setores da esquerda que, segundo sua avaliação, teriam transformado determinadas formulações sobre identidade de gênero em posições que não poderiam ser questionadas. A partir daí, o dirigente ampliou o debate e relacionou o episódio à sua crítica ao identitarismo, que considera incompatível com uma política centrada na luta de classes.

Ele sustentou que a divergência fundamental para uma política marxista não deveria ser estabelecida prioritariamente entre liberais e integrantes da extrema direita, mas entre classes sociais e seus interesses. “A distinção principal é entre as classes sociais”, afirmou, citando burguesia, proletariado, pequena burguesia e grande capital.

Nesse ponto, Rui também respondeu às pressões surgidas durante a campanha para que as demais candidaturas de esquerda abandonassem suas próprias posições em favor de Lula. Segundo ele, o PCO poderia apoiar ações do PT quando estas correspondessem a reivindicações concretas dos trabalhadores, mas não consideraria isso motivo para aderir à política geral do partido.

“Nós poderíamos nos alinhar com o PT na medida em que o PT defenda reivindicações populares reais. E, se nós fizéssemos isso, nós faríamos isso apesar da ideologia pró-imperialista que o PT tem e da esquerda identitária. Não porque eles têm essa ideologia.”

A situação internacional ocupou outra parte da exposição. Pimenta comentou inicialmente a retirada das tropas norte-americanas do Iraque, concluída no fim de setembro. Os Estados Unidos encerraram a presença militar iniciada com a invasão de 2003 e posteriormente restabelecida em 2014 durante a campanha contra o Estado Islâmico. A retirada havia sido negociada anteriormente entre os Estados Unidos e o Iraque.

Rui interpretou o acontecimento como uma vitória das forças iraquianas contrárias à presença militar dos Estados Unidos. Também ressaltou que isso não significa, necessariamente, o fim definitivo da possibilidade de intervenção norte-americana no país.

“A retirada das tropas do Iraque é uma vitória da resistência iraquiana”, afirmou. Na sequência, utilizou o caso para retomar sua crítica ao imperialismo e à divisão política entre campos denominados simplesmente “democrático” e “fascista”. Segundo sua análise, a política internacional deveria ser examinada antes de tudo a partir dos interesses das grandes potências e das classes sociais que controlam seus Estados.

O segundo acontecimento internacional abordado foi a mobilização de estudantes secundaristas na França. Os protestos, iniciados na região de Paris e posteriormente espalhados pelo país, atingiram mais de mil escolas em determinado momento. Também ocorreram confrontos com a polícia e milhares de detenções.

Pimenta avaliou que a importância política dos protestos ultrapassaria as reivindicações educacionais. Para ele, a França acumula diferentes movimentos sociais — como greves, protestos dos chamados coletes amarelos e agora a mobilização secundarista — que poderiam, em determinadas condições, convergir para uma crise política mais ampla.

“O país é um barril de pólvora. O acontecimento estudantil é importante para mostrar a realidade da crise do imperialismo.”

A reta final da eleição brasileira

A maior parte da segunda metade da exposição foi dedicada às eleições brasileiras. Rui afirmou que a campanha teria revelado uma crise mais profunda do regime político e criticou tanto o grau de polarização entre PT e bolsonarismo quanto a atuação das instituições judiciais.

Um dos principais exemplos utilizados foi o cancelamento do debate presidencial que seria realizado pela TV Globo na quinta-feira (1º).

Lula havia comunicado que não compareceria e participaria, no mesmo horário, de uma entrevista no Flow Podcast. Posteriormente, uma decisão do TSE proibiu a emissora de manter no estúdio um púlpito vazio identificado com o nome do presidente e de permitir que os demais candidatos dirigissem perguntas ao ausente. Em outra decisão, Gilmar Mendes, do STF, determinou a inclusão de Renan Santos, do Missão, contrariando decisões anteriores de Kassio Nunes Marques e Cármen Lúcia. Flávio Bolsonaro então desistiu de comparecer, e a Globo cancelou o debate alegando insegurança jurídica.

Rui contestou essas intervenções e avaliou que a mudança das regras às vésperas do programa beneficiou eleitoralmente Lula.

“O Lula se colocou numa situação ruim se recusando a participar do debate. Aí eles procuraram transformar o debate numa situação delicada para o Flávio Bolsonaro.”

Ele afirmou ainda que, na sua avaliação, o STF estaria interferindo na eleição em favor do PT.

Pimenta também rejeitou a tese de que a Globo estivesse realizando uma campanha sistemática para derrotar Lula. Na sua leitura, os grandes veículos adotaram críticas relativamente moderadas tanto ao petista quanto a Flávio Bolsonaro e não apresentaram o comportamento que, segundo ele, caracterizaria uma campanha aberta contra determinado candidato.

A discussão foi ligada à proximidade eleitoral entre Lula e Flávio Bolsonaro. Pesquisa Datafolha divulgada na véspera da votação mostrou Lula com 45% e Flávio com 42% dos votos válidos, dentro do limite do empate técnico considerando a margem de erro de dois pontos percentuais.

Para Rui, o crescimento eleitoral do bolsonarismo contrariaria a avaliação, feita por setores da esquerda nos últimos anos, de que a repressão judicial contra Jair Bolsonaro e seus apoiadores eliminaria o movimento politicamente. Ele voltou a defender que a disputa com a direita deveria ocorrer principalmente pela mobilização e pelo programa político, e não pelo recurso ao Judiciário.

Nossa Senhora e a discussão sobre ‘fake news’

Outro tema destacado foi a controvérsia envolvendo Nossa Senhora Aparecida.

Durante a campanha, circularam publicações associando Flávio Bolsonaro à retirada do título de padroeira do Brasil da santa católica. O TSE considerou falsa a afirmação de que o candidato pretendia adotar essa medida e determinou a remoção de conteúdos com esse núcleo factual. O caso produziu decisões divergentes entre André Mendonça, Flávio Dino e Luiz Fux até ser analisado pelo plenário do TSE, que manteve o entendimento sobre a falsidade da informação, mas liberou especificamente uma postagem do humorista Antonio Tabet.

Rui utilizou o episódio para atacar a política de repressão estatal às chamadas “fake news”. Para ele, a própria utilização eleitoral de informações falsas ou imprecisas por forças que anteriormente defenderam punições mais severas contra a desinformação demonstraria o risco de entregar ao Estado o poder de decidir quais opiniões podem circular.

“A luta contra as fake news é um pega-trouxa”, declarou, resumindo sua posição de que mentiras políticas deveriam ser combatidas politicamente, e não através da censura.

Pimenta também criticou a utilização eleitoral da religião. Segundo ele, tanto a direita evangélica quanto setores ligados ao PT estariam recorrendo à fé de parcelas da população para obter votos em lugar de debater políticas públicas.

“Na política deveria dizer o que é que um governo vai fazer pelo povo. Se o governo vai colocar um crucifixo na sede do governo ou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, para o povo não vira nada.”

Medidas adotadas na reta final

A política do governo Lula nas semanas anteriores à votação também foi analisada.

Em 17 de setembro, o governo anunciou reajuste de 15,04% no Bolsa Família, elevando o piso de R$ 600 para R$ 691. Foi o primeiro reajuste do valor mínimo durante o atual mandato e ocorreu 17 dias antes do primeiro turno.

Em 25 de setembro, Lula editou medida provisória proibindo as apostas de quota fixa, as chamadas bets, tanto esportivas quanto de jogos on-line. Na mesma data foi lançado o Desenrola Brasil 3.0, voltado à renegociação de dívidas de pessoas físicas.

Rui classificou essas iniciativas como medidas de forte conteúdo eleitoral. Ele também comentou a declaração feita por Lula no Flow de que o governo discutia com o Banco Central uma limitação para impedir que instituições financeiras distribuíssem mais de um cartão de crédito por pessoa. A proposta foi apresentada pelo presidente ao criticar os juros do crédito rotativo.

Artigo sobre candidatos contrários a “Israel”

Antes do início das perguntas, Rui mencionou ainda um artigo publicado na seção The Blogs, hospedada pelo Times of Israel, sobre candidatos e figuras políticas brasileiras classificados pelo autor como “anti-Israel”.

O texto é assinado por Lawrence Maximo e a própria página informa que os artigos daquela seção são contribuições de terceiros, cujas opiniões e afirmações não representam necessariamente o veículo. O autor lista Lula, Thiago Ávila, Rui Costa Pimenta, Ualid Rabah e outros nomes, destacando no caso de Pimenta sua reunião com dirigentes do Hamas no Catar e as posições do PCO sobre Irã, Hezbollah e Ansar Alá.

Rui reagiu em tom irônico, dizendo considerar a inclusão uma “homenagem” por reconhecer sua oposição política ao Estado de “Israel”.

Crise de governo e crise de regime

Nas perguntas do público, o dirigente retomou vários dos temas da exposição. Questionado sobre a diferença entre uma crise de governo e uma crise de regime, definiu a primeira como uma crise ligada ao partido ou à administração de turno, enquanto a segunda alcançaria as instituições políticas em conjunto.

Segundo sua avaliação, o Brasil estaria passando atualmente por uma crise de regime.

Rui também foi perguntado sobre a possibilidade de uma ruptura política mais grave após a eleição. Respondeu que considera possível uma crise de grandes proporções caso o resultado eleitoral não seja reconhecido ou se novas intervenções judiciais alterarem decisivamente o processo, mas evitou afirmar que esse seria necessariamente o desfecho.

Ao responder sobre o risco de guerra civil, foi igualmente cauteloso: reconheceu a divisão política existente no País, mas disse que seria precipitado apresentar uma guerra civil como perspectiva imediata.

Gostou do artigo? Faça uma doação!

Rolar para cima

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.