O presidente ucraniano Vladimir Zelensqui declarou durante a Conferência de Segurança de Munique na sexta-feira (15): “não vou me encontrar com russos. Vou me encontrar com apenas um russo – com Putin”.
O líder ucraniano acrescentou rapidamente que isso só aconteceria após Ucrânia, Estados Unidos e União Europeia elaborarem um “plano comum”, momento em que ele “sentaria com Putin e encerraríamos a guerra”.
Zelensky destacou que não aceitaria “nenhum outro tipo de compromisso” e expressou sua esperança de que o presidente dos EUA, Donald Trump, ficasse do lado de da Ucrânia e “realmente nos ajudasse”, em vez de atuar apenas como mediador.
Em uma publicação na sua plataforma Truth Social na quarta-feira (12), logo após sua conversa telefônica com o presidente Putin, Trump escreveu que Zelensqui “quer fazer a PAZ”, assim como o presidente da Rússia.
Depois disso, Trump afirmou que se econtraria com Putin para discutir o acordo de cessar-fogo e também que já estava organizando uma reunião com os três presidentes para decidir o futuro da guerra.