Na quinta-feira (13), o presidente Donald Trump anunciou que representantes dos Estados Unidos de “alto nível” se reunirão com russos na Conferência de Segurança de Munique na sexta-feira (14) para discutir uma resolução para o conflito na Ucrânia.
“Eles terão uma reunião em Munique amanhã. A Rússia estará lá com o nosso pessoal“, disse Trump a jornalistas na Casa Branca na quinta-feira.
Trump acrescentou que “a Ucrânia também está convidada, aliás“, mas não especificou o formato da reunião nem esclareceu se será um diálogo trilateral ou uma série de conversas bilaterais.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou “agora que os líderes demonstraram vontade política e deram a seus assessores as instruções necessárias para iniciar a comunicação, pedimos um pouco de paciência. Essas discussões precisam de tempo para ganhar impulso“.
A Conferência de Segurança de Munique ocorrerá de 14 a 16 de fevereiro, em Munique, na Alemanha. O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, liderará a delegação norte-americana no evento, onde deverá se encontrar com Vladimir Zelensqui, da Ucrânia.
O secretário de Estado Marco Rubio afirmou que a conferência é uma oportunidade para as autoridades americanas “traçarem um caminho amplo para o futuro” da Ucrânia. Os russos não participam da Conferência de Munique desde 2022.