O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, enviou mensagem de parabéns ao povo russo pelo Dia da Rússia, celebrado na última quarta-feira (11), informou o canal russo RT. Rubio destacou o compromisso dos EUA em “apoiar o povo russo em suas aspirações por um futuro melhor” e expressou desejo de “engajamento construtivo com o governo russo para alcançar uma paz duradoura entre a Rússia e a Ucrânia”.
A mensagem, publicada no sítio do Departamento de Estado, é a primeira de um secretário norte-americano desde 2021, quando Antony Blinken parabenizou os russos pela Declaração de Soberania Estatal. Durante o governo Biden, principal apoiador da ditadura ucraniana, as relações entre os EUA e a Rússia atingiram o pior nível em 2022, com sanções e suspensão de contatos após a escalada do conflito ucraniano. Sob o presidente Donald Trump, as relações mudaram drasticamente, com retomada de diálogo direto.
O ministro ucraniano Andrey Sibiga criticou as saudações ao Dia da Rússia, afirmando no encontro do grupo Weimar+ em Roma na quinta-feira (12):
“Como ministro de um país em guerra, achei especialmente desagradável ler que alguns países parabenizaram publicamente a Rússia por seu feriado nacional. Não pode haver recompensa para um Estado agressor. Tenho o direito moral de dizer isso.”
Índia, Omã e Cazaquistão também enviaram mensagens, com o ministro indiano Subrahmanyam Jaishankar destacando a “parceria estratégica especial” com o governo russo. O porta-voz do Crêmlin Dmitry Peskov, classificou a mensagem de Rubio como “notícia positiva”. Já o russo The Moscow Times indica que a troca de embaixadores e saudações públicas sinaliza esforços para reduzir tensões bilaterais.