Nesta quinta-feira (13), o jornal norte-americano Washington Post publicou matéria afirmando que “Israel” estaria pronto para atacar instalações nucleares do Irã, mesmo sem o apoio dos Estados Unidos.
Segundo colunista do Post, “Israel quer aproveitar o momento, disseram-me autoridades americanas e israelenses”, acrescentando que “Se o Irã não concordar com um abandono de suas instalações nucleares no estilo da Líbia, Israel está preparado para bombardear essas instalações — com ou sem apoio dos EUA, disseram as autoridades”.
Na matéria é ainda afirmado que as fontes disseram que “o governo Biden ponderou em seus últimos dias se apoiaria esse ultimato israelense, mas decidiu contra” e que, agora, a questão do ataque “está no topo da caixa de entrada de Trump”.
Recentemente Donald Trump declarou, à emissora Fox News que “Todo mundo acha que Israel, com nossa ajuda ou nossa aprovação, vai entrar e bombardeá-los pra caramba. Eu preferiria que isso não acontecesse. Eu preferiria muito mais ver um acordo com o Irã onde podemos fazer um acordo — supervisionar, verificar, inspecionar e então explodir ou apenas garantir que não haja mais instalações nucleares”, acrescentando que “há duas maneiras de pará-los: com bombas ou com um pedaço de papel escrito. E eu preferiria muito mais fazer um acordo.”