Na quarta-feira (31), o secretário da polítca exterana da União Europeia, Josep Borell, anunciou que a organização prepara uma nova missão naval no Mar Vermelho para começar em cerca de 3 semanas. O objetivo seria a proteção dos navios que se dirigem a “Israel”. Desde o mês de novembro esses navios estão sendo atacados pelo Iêmen como forma de apoio à Palestina.
Borell afirmou: “nem todos os estados membros da União Europeia estarão dispostos a participar, mas ninguém irá obstruir… Espero que no dia 17 deste mês (fevereiro), a missão possa ser lançada”. Ele continuou: “este é o propósito: proteção dos navios. Interceptação dos ataques contra os navios. Não participar em qualquer tipo de ação contra os Hutis. Apenas bloquear os ataques dos Hutis”.
O Ansar Alá, partido que governa o Iêmen, é chamado de Hutis pela imprensa burguesa. A mensagem de Borell é uma precaução dado os ataques dos EUA e da Inglaterra ao Iêmen. A Operação Guardião da Prosperidade, encabeçada pelos EUA, inicialmente não atacaria o Iêmen. No entanto, em poucas semanas o país foi bombardeado.