Na última quarta-feira (31), Donald Trump, candidato presidencial nos Estados Unidos, afirmou que sua possível rival, a vice-presidente Kamala Harris, “mudou” a cor de sua pele recentemente. O ex-presidente norte-americano argumenta que Harris “aconteceu de se tornar negra” há alguns anos, depois que “de repente ela mudou” sua identidade.
“Ela sempre foi de origem indiana e estava apenas promovendo a herança indiana. Eu não sabia que ela era negra até alguns anos atrás, quando ela se tornou negra, e agora ela quer ser conhecida como negra. Então eu não sei, ela é indiana ou negra?
Eu respeito qualquer uma delas, mas ela obviamente não respeita, porque ela era indiana o tempo todo, e então, de repente, ela fez uma curva e foi – ela se tornou uma pessoa negra. Acho que alguém deveria investigar isso também”, afirmou Trump.
Os comentários de Donald Trump foram feitos durante uma reunião de jornalistas negros, parte de sua campanha. Ele foi indagado por um membro da plateia por que o eleitorado negro dos Estados Unidos deve considerar apoiá-lo, apesar de seu “histórico de ataques racistas a rivais políticos”.