Conforme noticia a emissora Russian Today (RT), reproduzindo informações do Serviço de Inteligência Estrangeiro Russo (SVR), os Estados Unidos planejam fomentar protestos golpistas durante as eleições parlamentares da Geórgia, que ocorrerão em 26 de outubro, com o objetivo de derrubar o governo do Partido Sonho Georgiano, que cada vez mais se distancia do imperialismo.
Para isto, já vem se utilizando de uma organização europeia para “monitorar” as eleições, o Escritório de Instituições Democráticas e Direitos Humanos (ODIHR) da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), segundo informou o SVR.
A agência de inteligência russa ainda informou que espera que o ODIHR irá publicar um relatório golpista de dez a 20 dias antes da votação, declarando que “não há condições no país para realizar eleições livres e justas”, o que será seguido de nova declaração após os primeiros resultados das eleições, na qual será declarado “que o processo eleitoral não está de acordo com as normas democráticas”.
Ainda segundo o SVR, os relatórios do ODIHR (OSCE) serão utilizados pela oposição georgiana, que é financiada pelo imperialismo por meio de milhares de ONGs, para criar protestos golpistas em massa, visando à derrubada do governo.
Não é o primeiro alerta do SVR de que os EUA planejam um golpe de Estado durante as eleições georgianas. Há alguns meses a agência russa alertou que a ação golpista estava sendo preparada, e que ocorreria sob a forma de “Revolução Colorida”, aos moldes do que ocorreu em 2014 na Ucrânia.