Na quinta-feira (16), o exército israelense afirmou que cinco de seus soldados foram mortos em Jabalia, no norte de Gaza, no dia anterior, por fogo amigo. Os soldados eram todos membros do 202º Batalhão da Brigada de Paraquedistas.
Segundo as alegações do exército, um tanque israelense disparou duas granadas contra o prédio onde eles estavam estacionados. Após ver um cano de arma em uma das janelas e confundir os soldados com combatentes da resistência, o tanque abriu fogo.
No entanto, órgãos ligados a resistência deixara glaro que isso é mais uma farsa israelense e reivindicaram a ação. Para “Israel” até mesmo o fogo amigo é melhor do que admitir que estão sendo derrotados.
O incidente de quarta-feira (15) ocorreu quando as tropas israelenses sofrem grandes perdas no norte de Gaza, particularmente em Jabalia. As forças israelenses estão agora de volta ao norte de Gaza, meses após o exército ter dito que a área estava limpa de combatentes da resistência.
As tropas israelenses bateram em retirada do bairro de al-Zaitoun, no norte de Gaza, na quarta-feira (15), após uma semana de intensos combates. Na semana passada, “Israel” confirmou a morte de cinco soldados israelenses no bairro. Segundo uma investigação do exército, eles foram mortos por explosivos detonados por combatentes da resistência.