Na quinta-feira, o Centro Palestino de Pesquisa de Políticas e Pesquisas publicou uma pesquisa sobre a posição dos palestinos de Gaza em relação a provável invasão de Rafá pelo exército de “Israel”. Os resultados mostram que a tendência dos palestinos é a luta.
Quase 70% dos entrevistados disseram que não deixariam suas casas ou abrigos se as barreiras fronteiriças entre Gaza e o Egito de alguma forma caíssem.
Metade dos entrevistados na Cisjordânia ocupada afirmou que os palestinos correriam em direção à fronteira egípcia em caso de invasão, com 24% dos gazenses compartilhando essa crença. No geral, 40% disseram acreditar que iriam para a fronteira.
Sessenta e um por cento dos entrevistados acreditam que o exército e a polícia egípcia atirariam nos palestinos se os vissem correndo em massa em direção à fronteira, com os residentes de Gaza expressando uma opinião mais forte sobre isso do que seus colegas da Cisjordânia – 68% em comparação com 55%, respectivamente.
Os dados mostram que os palestinos de Gaza não estão dispostos a serem expulsos de suas terras. Ficarão lá até a vitória.