A candidata democrata à presidência dos EUA, Kamala Harris, anunciou o governador de Minnesota, Tim Walz, como seu companheiro de chapa na disputa no final deste ano.
Walz, ex-professor e veterano do exército, surgiu como um dos principais candidatos à vice-presidência nos últimos dias, apesar de não ser um nome familiar para a maioria dos norte-americanos. Após o anúncio, o governador de Minnesota disse que foi a “honra de uma vida” ser escolhido por Harris.
O governador nascido no Nebraska, de 60 anos, se formou na Chadron State College em 1989. Ele serviu no Congresso de 2007 a 2019, foi eleito governador de Minnesota em 2019 e reeleito em 2022. Atualmente, ele preside a Associação dos Governadores Democratas.
Enquanto estava no Congresso, Walz representou um distrito rural conservador que normalmente é dominado pelos republicanos. Walz ingressou na Guarda Nacional do Exército aos 17 anos e serviu por 24 anos.
Em política externa, ele apoiou o financiamento das guerras no Iraque e no Afeganistão e defendeu o financiamento à Ucrânia em seu conflito com a Rússia. Ou seja, defende a linha política do imperialismo, algo esperado para alguém escolhido por Harris.