De acordo com o vice-presidente do Irã para Assuntos Jurídicos, Mohamad Dehghan, o país se juntará à África do Sul em sua denúncia na Corte Internacional de Justiça (CIJ) contra o Estado nazista de “Israel”. O pedido, que ainda será protocolado, prevê a participação iraniana como um terceiro auxiliar no julgamento.
“Assim que a África do Sul apresentou a reclamação, constituímos uma comissão […] e em breve apresentaremos uma queixa contra Israel ao Tribunal Internacional de Justiça representando uma terceira denúncia”, disse Dehghan segundo a agência de notícias iraniana Tasnim.
É interessante notar que, segundo o representando iraniano, o país só não apresentou a sua exigência de forma independente, em um processo separado do protocolado pela África do Sul, pois isso “significaria reconhecer Israel como um Estado”.
A CIJ começou a avaliar o processo da África do Sul contra “Israel” em audiências realizadas nos dias 11 e 12 de janeiro. A ocupação sionista está sendo acusada de violar a Convenção para a Prevenção e Punição do Crime de Genocídio na Faixa de Gaza.