Nesta quarta-feira (20), na comemoração do ano novo persa, o Aiatolá Khamenei, chefe de Estado do Irã, realizou um discurso. Ele se pronunciou sobre a guerra na Faixa de Gaza e destacou que os EUA emergiram como os “grandes perdedores” na guerra em Gaza.
Ele considera que o apoio inabalável que os Estados Unidos dão a Israel prejudicou muito sua reputação global, incitando dez vezes mais ódio em relação aos EUA na região.
Em suas palavras: ‘Gaza mostrou a fragilidade de Israel. O regime sionista está derrotado, quer saia de Gaza ou não”. Khamenei afirmou que a campanha do genocídio de “Israel” em Gaza ilustrou a fragilidade do regime, dado seu esforço para sair do “pântano” do território de Gaza.
Ele também comentou sobre os palestinos assassinados: “mais de 30.000 pessoas foram massacradas, de bebês a adolescentes, jovens e idosos, homens ou mulheres, pacientes… Suas casas foram destruídas”. E continuou: “o ‘mundo civilizado’ observa e não apenas se abstém de impedir [essas atrocidades], mas as facilita.”