Na sexta-feira (7), o exército dos EUA anunciou que realizou dois testes de mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) de capacidade nuclear nos últimos três dias.
Os mísseis Minuteman III foram lançados da base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, na terça e na quinta-feira, disse o Pentágono. Eles estavam armados com veículos de reentrada fictícios em vez das ogivas nucleares que normalmente carregariam.
“Este lançamento de teste faz parte de atividades rotineiras e periódicas destinadas a demonstrar que o dissuasor nuclear dos EUA é seguro, protegido, confiável e eficaz para dissuadir as ameaças do século XXI e tranquilizar nossos aliados”, disse o Comando de Ataque Global da Força Aérea sobre o lançamento de terça-feira.
A Rússia começou uma série de exercícios nucleares táticos em um de seus distritos militares no mês passado, em resposta à escalada da OTAN no conflito na Ucrânia. Desde então, a Ucrânia supostamente atacou dois dos radares de alerta antecipado da Rússia, aumentando a possibilidade de um confronto nuclear.
O governo dos EUA escala cada vez mais a guerra, aumentando as possibilidades do uso de armas nucleares.