No domingo (13), o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, criticou “Israel” afirmando que uma ofensiva total em Rafá, no sul da Faixa de Gaza, só provocaria “anarquia”, em vez de eliminar o Hamas.
Blinken destacou que o governo Biden acredita que as forças israelenses devem “sair de Gaza”, pois suas táticas falharam em neutralizar o Hamas e poderiam alimentar uma insurgência duradoura.
O secretário disse à CBS que uma invasão em grande escala de Rafá poderia ter um “custo potencialmente incrivelmente alto” para os civis, e que mesmo um grande ataque à cidade do sul de Gaza provavelmente não acabaria com a ameaça do Hamas.
“Israel está em uma trajetória, potencialmente, que irá herdar uma insurgência com muitos membros armados do Hamas sobrando, ou se sair [de Gaza], um vácuo preenchido pelo caos, preenchido pela anarquia e provavelmente reabastecido pelo Hamas”, afirmou Blinken.
Ele destacou que o grupo militante já havia retornado a certas áreas do norte de Gaza que Israel havia “libertado”. “Estamos conversando com eles [autoridades israelenses] sobre uma maneira muito melhor de obter um resultado duradouro”, afirmou.