Na segunda-feira (3), o Departamento de Estado dos EUA apreendeu o passaporte do ex-fuzileiro naval e destacado analista militar Scott Ritter. Ele estava a caminho da Rússia para o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo quando foi retirado do avião e teve seus documentos confiscados.
“Eu estava embarcando no voo. Três policiais me puxaram de lado. Eles pegaram meu passaporte. Quando perguntei por quê, disseram ‘ordens do Departamento de Estado’. Não tinham mais informações para mim,” Ritter disse. “Eles retiraram minhas malas do avião, depois me escoltaram para fora do aeroporto. Eles ficaram com meu passaporte“.
Ritter é um ex-oficial de inteligência do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, que posteriormente serviu como inspetor de armas dos EUA e da ONU no Iraque. Ele visitou a Rússia mais recentemente em janeiro, passando um tempo na Chechênia, Moscou e São Petersburgo, entre outros lugares.
É um defensor da Rússia na guerra contra a Ucrânia e possui uma ampla audiência nos EUA. Também passou a defender o Hamas durante a guerra na Faixa de Gaza.