Na segunda-feira (6), após o Hamas anunciar que havia aceitado a proposta de cessar-fogo feita pelos mediadores, o governo dos EUA se pronunciou. O porta-voz do Departamento de Estado, Mathew Miller, afirmou que o diretor da CIA, William Burns, está “literalmente trabalhando nisso agora”.
E enfatizou: “é uma prioridade máxima para todos nesta administração, desde o presidente até abaixo. Todos estão focados nisso. Todos estão tentando chegar a um acordo”. Miller, no entanto, não respondeu em quanto tempo viria a resposta do governo Biden sobre a proposta.
Miller ainda afirmou que “reservará julgamento” sobre a resposta do Hamas à proposta de cessar-fogo até ter tempo para revisá-la completamente. “Posso confirmar que o Hamas emitiu uma resposta. Estamos revisando essa resposta agora e discutindo-a com nossos parceiros na região”,
Ele Miller se recusou a responder se o Hamas concordou com uma oferta aprovada pelos EUA ou com uma versão diferente da proposta. E terminou afirmando: “como você sabe, o diretor da CIA está na região trabalhando nisso em tempo real. Estaremos discutindo essa resposta com nossos parceiros nas próximas horas”.