O presidente norte-americano Joe Biden se descreveu como a “primeira mulher negra a servir junto a um presidente negro”, em sua gafe mais recente. Aos 81 anos de idade, Biden disse a frase durante uma entrevista realizada nessa quinta-feira (4), à estação de rádio negra WURD, da Filadélfia.
Ao que parece, Biden misturou o fato de que ele próprio foi vice-presidente do primeiro presidente norte-americano negro da história, Barack Obama, e o fato de ele ter escolhido uma mulher negra, Kamala Harris, como sua vice-presidente.
A gafe mostra, em primeiro lugar, o quanto Biden está desesperado para recuperar parte do apoio do movimento negro, que vem rompendo sistematicamente com seu governo. Apesar de grupos como o Black Lives Matter terem sido decisivos para sua vitória em 2020, tendo sido chantageados com a política do “mal menor” contra a extrema direita, a revolta dos negros com o governo Biden não para de crescer. A crise social, somada ao apoio de Biden ao Estado racista de “Israel”, vêm corroendo o apoio desse setor ao Partido Democrata.
Mas o mais interessante da declaração de Biden é que ela comprovou, uma vez mais, a incapacidade mental do presidente de concorrer às eleições. Em seus quatro anos de mandato, Biden se tornou o alvo favorito dos criadores de “memes”, cometendo uma gafe após a outra e realizando aparições em que parecia um verdadeiro zumbi. Mais recentemente, Biden foi esmagado em um debate com seu rival Donald Trump, revelando ao mundo o quanto está senil. O debate foi tão desfavorável para Biden que os órgãos de imprensa nos Estados Unidos passaram a pedir que Biden desistisse de sua candidatura.