Na sexta-feira (10), o jornal israelense Maariv informou que autoridades egípcias disseram a William Burns, diretor da CIA, que os Estados Unidos devem pressionar “Israel” a interromper todas as operações em Rafá e retomar negociações sérias, caso contrário, o Egito anulará os Acordos de Camp David.
Maariv também afirmou que a imprensa egípcia tem cada vez mais clamado pela anulação do acordo entre Egito e “Israel”.
O acordo de Camp David foi assinado em 1979 e acabou com 30 anos de hostilidades entre Egito e “Israel”. O Egito teve guerras com “Israel” em 1948, 1956, 1967 e 1973. Essa normalização das relações entre ambos os países é um dos grandes pilastras do Estado de “Israel”. O Egito é de longe o país mais perigoso dos que fazem fronteira direto com “Israel”.
O líder do Ansar Alá, partido que governa o Iêmen, afirmou da invasão de Rafá: “a ocupação israelense da travessia de Rafá não ataca apenas o povo palestino, mas também é uma demonstração de força contra o povo e o exército egípcio. A invasão da travessia de Rafá é um desafio ao Egito e representa uma ameaça à sua segurança, além de violar e ultrapassar acordos com o Egito”.




