Na quinta-feira (16), o comandante adjunto do distrito de Jerusalém da polícia de ocupação israelense, Doron Turgeman, anunciou que renunciará em julho. Turgeman, de 53 anos, notificou o comissário Kobi Shabtai de sua decisão de renunciar, e este último aceitou o pedido, confirmou a polícia em um comunicado.
O anúncio vem alguns dias após o alto oficial do Conselho de Segurança Nacional de “Israel”, brigadeiro-general Ioram Hamo, renunciou ao seu cargo.
Hamo, liderava a Divisão de Política de Defesa Estratégica e era responsável pela “estratégia do dia seguinte” de Gaza.
Este não é um incidente isolado. Moshik Aviv, chefe da Diretoria de Diplomacia Pública Nacional de “Israel” do Gabinete do Primeiro Ministro também renunciou anteriormente
Aviv, que foi nomeado há apenas oito meses, aguardará a nomeação de um sucessor antes de renunciar. Seu papel é crucial na supervisão dos esforços de diplomacia pública de “Israel”.
Segundo um portal de televisão sionista, o porta-voz Topaz Luk, o executivo do Gabinete do Primeiro Ministro, Iossi Shellei, e o chefe de gabinete de Netaniahu, Tzachi Braverman, também devem deixar seus cargos em breve.
Tudo isso começou com a renúncia do chefe da Diretoria de Inteligência Militar de “Israel”, Aman, Aharon Haliva, em 22 de abril.