Na quinta-feira (21), a Comissão Eleitoral Central da Rússia anunciou oficialmente que Vladimir Putin venceu as eleições da Rússia. A posso do presidente reeleito acontecerá no dia 7 de maio.
A chefe da CEC, Ella Pamfilova, revelou na quinta-feira que mais de 76,2 milhões de eleitores russos votaram em Putin, dando a ele 87,28% dos votos.
Os demais candidatos foram: do Partido Comunista Nikolay Kharitonov, Vladislav Davankov do partido Novo Povo e Leonid Slutsky do Partido Liberal Democrata. Eles receberam, respectivamente, 4,31%, 3,85% e 3,2%, dos votos.
A Rússia tem um total de 112 milhões de eleitores em uma população total de 146,2 milhões de pessoas. No entanto, essa última cifra não leva em consideração os quatro antigos territórios ucranianos que se juntaram à Rússia após o referendo em 2022. Essas eleições tiveram o recorde de participação de eleitores, mais de 77% do total.
A vitória de Putin é uma derrota total do imperialismo que em 2022 lançou uma ofensiva contra o presidente que teve o efeito contrário, apenas deixou a Rússia e o governo Putin mais fortes.