Após quase 20 dias da volta de Rui Costa Pimenta, presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO), ao Brasil, finalmente acontecerá o tão aguardado programa Diário de Viagem, produzido pela Causa Operária TV. Com a participação do próprio Rui Pimenta, o programa fará uma série de revelações acerca da recente viagem do presidente do PCO à China.
Prometendo ser um importante marco na unidade dos povos na luta contra o imperialismo, Diário de Viagem irá trazer informações exclusivas, bem como imagens e análises sobre a civilização mais antiga do mundo. Convidada pelo Diário do Povo, órgão do Partido Comunista Chinês, a delegação do PCO teve a oportunidade de conhecer de perto o dinamismo da economia do país asiático.
O programa mostrará o verdadeiro progresso das cidades chinesas, comparando-as com o atraso das cidades brasileiras, que têm o seu desenvolvimento impedido pela pressão do imperialismo. Enquanto a China avança na construção de uma infraestrutura de ponta, o Brasil vem se desindustrializando graças à política neoliberal. Em seu esforço para fugir da ditadura mundial dos monopólios imperialistas, a China tem procurado estabelecer a chamada Nova Rota da Seda, que representa uma alternativa comercial que escapa ao controle das potências imperialistas, ameaçando sua hegemonia mundial.
Outro ponto de destaque na situação chinesa é a sua extraordinária capacidade militar. Desde a década de 1960, a China possui a sua própria bomba atômica, um dos maiores feitos para a sua soberania. A bomba atômica chinesa, que foi sabotada até pela União Soviética, é a prova de que, mesmo diante de todas as dificuldades, um país atrasado pode estabelecer as condições para um enfrentamento contra o imperialismo.
A viagem da delegação do PCO à China acontece após cerca de seis meses em que outra viagem foi empreendida. Em fevereiro deste ano, dirigentes do Partido foram ao Catar se reunir com o birô político do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas). Na ocasião, a delegação do PCO coletou entrevistas e declarações que possibilitaram a produção do livro O Hamas conta seu lado da história.
Assim como no caso da visita ao Catar, a viagem à China é parte do esforço do PCO em levar adiante uma frente de luta contra o imperialismo. Neste exato momento, países como os Estados Unidos, o Reino Unido e a França se preparam para um grande enfrentamento contra os países que se rebelaram contra a sua dominação. Em especial, a China, a Rússia e o Irã.