Segundo informações da Folha de S. Paulo, uma delegação composta por deputados dos Estados Unidos viajará ao Brasil entre os dias 24 e 29 de março. O grupo pretender realizar reuniões com o governo e com outros parlamentares para aplicar o chamado Plano de Ação Conjunta para Eliminar a Discriminação Racial e Étnica (Japer, na sigla em inglês).
Ainda de acordo com a imprensa burguesa, participarão da comitiva os deputados Sydney Kamlager-Dove, presidente da bancada brasileira no Congresso dos EUA, e Jonathan Jackson. Eles serão acompanhados por representantes do Fundo de Defesa Legal da Naacp, da Mothers Against Police Brutality (mães contra a brutalidade policial) e da Universidade Howard.
“O objetivo de trazê-los nesse momento é fortalecer a agenda do Japer. Estamos em um momento estratégico de saber com as autoridades o que eles vão fazer com todos os documentos que foram produzidos em 2022 e 2023, e pensando que ainda temos mais dois anos de governo Lula pela frente”, afirmou Rodnei Jericó da Silva, diretor do Programa Brasil no Instituto Internacional sobre Raça, Igualdade e Direitos Humanos. Esta organização está, inclusive, financiando a viagem da delegação norte-americana.
Tratando-se do imperialismo norte-americano, é claro que esta viagem serve não para fazer avançar a luta do povo negro, mas sim para retardá-la ainda mais.
Além da presença de deputados dos Estados Unidos, temos como prova disso o tal Instituto Internacional sobre Raça, Igualdade e Direitos Humanos: trata-se de uma ONG sediada em Washington que tem parceria direta com a Organização dos Estados Americanos (OEA), um braço do serviço de inteligência dos EUA, responsável por uma série de golpes na América Latina.
Ademais, se esse “combate ao racismo” seguir a tendência do imperialismo, significa, na prática, a criação e o fortalecimento de leis que servem para acabar com os direitos democráticos da população brasileira. Em outras palavras, esta é, ao que tudo indica, uma delegação imperialista que quer aumentar a política de censura no Brasil.