Nessa sexta-feira (22), pelo menos 40 pessoas foram assassinadas após um ataque ao teatro Crocus City Hall, na região de Moscou, na Rússia. Segundo informações do Serviço Federal de Segurança (FSB), mais de 100 pessoas ficaram feridas.
De acordo com um correspondente da Sputnik, três homens que usavam roupas de camuflagem militar abriram fogo contra o teatro. Ele também informa que, após atirarem, os suspeitos lançaram uma granada que, por sua vez, iniciou um incêndio.
“As pessoas no corredor deitaram-se no chão para escapar do tiroteio, ficaram ali por 15 a 20 minutos, depois disso começaram a rastejar para fora. Muitos conseguiram sair”, diz o correspondente.
Uma testemunha do ataque afirmou que os homens armados “agem como militantes preparados e treinados”. “Ao entrarem no prédio, os guardas e as pessoas que estavam nas portas foram mortos. Em seguida, a entrada principal foi bloqueada“, disse.
“Os terroristas [sic] estão armados com rifles de assalto AKM. Alguns carregam cargas de diversas munições. Pelo menos dois dos atiradores carregavam mochilas, possivelmente contendo coquetéis molotov”, acrescentaram as testemunhas.
Confira, abaixo, um vídeo que mostra momentos depois do início do ataque:
⚡️#BREKAING Video from the shooting in Moscow pic.twitter.com/VNWLMyvmu2
— War Monitor (@WarMonitors) March 22, 2024
Em resposta ao ocorrido, os funcionários da Saúde da região de Moscou enviaram 50 equipes de ambulâncias para o local do incêndio. Além disso, o governo do município de Krasnogorsk disse que criou “uma força-tarefa no local da emergência em Crocus”, acrescentando que “todas as forças e meios estão direcionados para o local do incidente”.
Cabe ressaltar que, no início de março de 2024, a Embaixada dos Estados Unidos em Moscou afirmou estar monitorando relatos de que “os extremistas têm planos iminentes de atingir grandes reuniões em Moscou, para incluir concertos, e os cidadãos dos EUA devem ser aconselhados a evitar grandes reuniões nas próximas 48 horas“.
Por conta do ataque, o prefeito de Moscou confirmou que todos os eventos que poderiam reunir algum público na cidade foram cancelados.