O canal 13 de “Israel” divulgou em um de seus programas que uma rota terrestre foi criada para furar o bloqueio marítimo imposto pelo Iêmen a “Israel”. A rota passa pelos Emirados Árabes Unidos, pela Arabia Saudita e pela Jordânia. O âncora do programa afirmou: “começamos a experienciar de fazer o transporte de mercadorias por essa rota terrestre. Fomos ao local para entrevistar os caminhoneiros e foi isso que vimos: uma longa fila de caminhões esperando para entrar em ‘Israel’”.
Hebrew Channel 13 revealed footage of how Israel bypasses Yemen's Red Sea Blockade with the help of Arab countries — a land corridor for the delivery of cargo from the UAE to Haifa, via Saudi Arabia and Jordan. pic.twitter.com/ajrgl3eDfe
— The Cradle (@TheCradleMedia) February 1, 2024
O Iêmen está impondo um bloqueio ao Estado de “Israel” no Mar Vermelho desde novembro de 2023. A possibilidade de transporte por terra havia sido divulgada por “Israel” desde o início dos ataques. No entanto, seria necessária a colaboração de países árabes para isso ser possível. Agora ficou claro que as monarquias da Península Arábica possuem uma política de apoio indireto ao Estado de “Israel”. Enquanto isso, o Iêmen, a única república da região, é o único país que declarou guerra a “Israel” em apoio a Palestina.