Volodimir Zelensky, presidente da Ucrânia, foi convidado especial na cúpula do G7, grupo dos sete países mais ricos do mundo, realizada neste final de semana em Hiroshima, Japão.
Havia uma expectativa de que o presidente ucraniano fizesse uma reunião com Lula, para que tratasse de acertos bilaterais. O governo disponibilizou três horários, mas Zelensky não compareceu a nenhum.
De acordo com a equipe governamental, o cerimonial ucraniano pediu uma reunião às 18h, que foi aceita. Em seguida, propuseram antecipar em uma hora, o que também foi aceito. Finalmente, tentaram agendar para as 15 h, mas o presidente Lula já reunião marcada.
O Brasil tem sido firme em sua proposta de não atacar simplesmente a Rússia como fazem as grandes potências. Quer uma saída negociada para a paz, o que tem desagradado o imperialismo.
Volodymyr Zelensky é um ator e comediante ucraniano que se tornou presidente da Ucrânia em 2019. Ele ganhou fama na televisão com o programa “Servidor do Povo”, que acabou inspirando sua campanha política. Como presidente, Zelensky representa um dos maiores fantoches da história do país.
Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula, é um político e ex-presidente do Brasil. Nascido em Garanhuns, Pernambuco, em 1945, ele é considerado um dos líderes mais influentes do mundo. Lula governou o país por dois mandatos, entre 2003 e 2010 e está agora em seu terceiro mandato.