O Partido da Causa Operária iniciou neste fim de semana a mais nova rodada de debates sobre a luta palestina. Os debates que ocorrem em todas as principais cidades do País, como também de maneira internacional por meio de debates online, tem agora como tema “Hamas: o que é, de onde surgiu e por que defendê-lo”.
O tema escolhido se dá devido à grande campanha realizada internacionalmente pela imprensa imperialista e sionista contra a resistência palestina. Muitas calúnias foram inventadas, como a farsa dos bebês mortos pelo Hamas, do massacre de civis e de outras supostas barbaridades cometidas por aqueles que lutam contra o Estado sionista. Além disso, o debate é ainda mais importante após a vitória histórica do Hamas nesta semana. O cessar-fogo foi a primeira conquista da resistência palestina desde o início do novo capítulo do confronto que se deu no dia 7 de outubro.

O principal debate ocorreu na cidade de São Paulo, no Centro Cultural Benjamin Perét, que está sendo reformado e que deverá se tornar o mais importante centro cultural independente da esquerda. O debate, que teve na mesa os companheiros João Pimenta, Fábio Picchi e Juca Simonard, foi realizado na tarde de sábado, logo após a transmissão ao vivo da Análise Política da Semana com o presidente nacional do PCO, Rui Costa Pimenta, que no mesmo local também fez uma profunda análise sobre o tema palestino.
Além disso, foi montada uma banca no local do debate com os materiais em defesa da Palestina, bem como a loja do PCO, com camisas e bandeiras do Hamas, visando financiar a campanha em defesa da resistência palestina no Brasil.



