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Cuba

Nas salas de aula cubanas, muito se faz com pouco

"Os professores dominicanos sempre foram seguidores e admiradores da política educacional desenvolvida pela República de Cuba"

«Os professores dominicanos sempre foram seguidores e admiradores da política educacional desenvolvida pela República de Cuba e gostaríamos que em algum momento pudéssemos ter os indicadores de eficiência e qualidade educacional que este país exibe hoje para o mundo, mesmo com todas as limitações econômicas que está experimentando».

Foi o que disse Aura Heredia, secretária para os Assuntos Internacionais da Associação Dominicana de Professores (ADP), o Sindicato Único de Trabalhadores da Educação da República Dominicana, em uma entrevista com o Granma Internacional, durante o Congresso Internacional de Pedagogia 2023.

Destacou que Cuba é, por excelência, um dos países da região latino-americana onde mais se investe em pesquisa; «neste sentido, em meu país estamos enfrentando grandes desafios no campo da educação».

A líder da delegação dominicana — formada nesta ocasião por 72 professores — salientou que há muito tempo as duas ilhas estão unidas por um forte vínculo educacional, de pesquisa, científico, familiar e histórico.

«Nossa delegação participou de várias versões do Congresso Internacional de Pedagogia, de fato, sabendo que nossa delegação é hoje a protagonista da 18ª edição deste evento nos dá grande satisfação, pois é um espaço onde nós, como educadores, estamos debatendo temas de pesquisa científica para melhorar nossos sistemas de ensino», disse.

Refletiu que na República Dominicana vivem uma realidade diferente; com mais ferramentas a que Cuba não tem acesso, ainda têm muitas desvantagens, enquanto Cuba é um exemplo, porque nas salas de aula cubanas, com pouco, muito é feito.

Sobre as principais estratégias utilizadas para melhorar o sistema educacional dominicano, Herrera detalhou a revisão do corpo docente, a modificação dos currículos e da Lei de Educação deste país caribenho.

Destacou que, apesar das modificações, os professores dominicanos estão muito preocupados porque 4% do produto interno bruto é destinado ao orçamento da educação, mas quando os indicadores de qualidade, promoção e eficiência são avaliados, não há correlação entre o investimento e os resultados obtidos.

Por sua vez, Angel Francisco Cuello, secretário da ADP, agradeceu a solidariedade promovida pelo Comandante-chefe Fidel Castro Ruz, Líder Histórico da Revolução Cubana, para o qual seu país dispunha de pessoal qualificado para a formação de professores.

Acrescentou que é dever dos educadores das duas nações continuar percorrendo o caminho da solidariedade na educação, para que a República Dominicana possa alcançar realizações tangíveis na educação, como fez Cuba.

Os delegados da terra de Máximo Gómez presentes ao evento ratificaram que enquanto houver Pedagogia, eles continuarão participando deste evento.

Fonte: Granma

* Os artigos aqui reproduzidos não expressam necessariamente a opinião deste Diário

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