Na cidade de Governador Valadares (MG), uma mulher denunciou a si própria para ser presa pela Polícia Militar. Segundo registrado pela imprensa local, ela relatou ter feito um empréstimo para comprar drogas e ser detida pela polícia. O objetivo seria o recebimento de auxílio emergencial para que seus filhos tivessem o que comer. A reportagem do jornal O Tempo não informa sobre o andamento do caso, nem como essa história se desenvolveu após ela se entregar.
É o tipo de caso que é usado pela burguesia para debochar da população desesperada e ainda aproveitar para fazer campanha contra qualquer benefício social que esteja direcionado aos mais pobres. É preciso muito desespero para uma pessoa para se colocar voluntariamente na mira dos calabouços que são as penitenciárias brasileiras, isso serve como importante denúncia da situação de miséria na qual o povo está jogado. Ideias assim não brotam de quem consegue viver uma vida relativamente normal.
A tendência não é boa nesse sentido, o quadro atual deve produzir muitos outros casos de tentativas tresloucadas para superar essa escassez que flagela a classe trabalhadora. A cobertura da imprensa burguesa trata esses acontecimentos como desvinculados do quadro geral social, sempre que possível atribuem alguma explicação psicológica para esses atos desesperados.
Para que o governo Lula consiga fazer qualquer coisa de realmente relevante no combate à pobreza, a balança tem que pender bastante para o lado esquerdo. Só a mobilização das massas é capaz de dar as condições para que o governo atenda seriamente às urgentes demandas sociais acumuladas nos anos pós-golpe de 2016. Enquanto a burguesia puxa Lula e seus ministros para as políticas neoliberais, a esquerda precisa organizar o povo para contrabalancear e até virar essa disputa.
Se a política do governo se limitar ao mínimo que a burguesia está disposta a ceder nas atuais circunstâncias, Lula vai falhar miseravelmente e as consequências serão pesadas. Esse povo desesperado precisa identificar no atual governo um aliado de verdade e não o inimigo de sempre. Lula já deu diversas indicações de que precisa de movimentação nas bases da esquerda para conseguir agir, se não for agora, mais para a frente poderá ser muito tarde.
A escalada golpista em nível mundial não permite que a esquerda fique assistindo à situação, seja torcendo contra ou a favor do governo, é preciso colocar o bloco na rua e travar a luta política urgentemente. Sem o povo na rua, Lula não vai conseguir fazer nada de bom. E, se não tiver êxito, desaparecerá politicamente e abrirá espaço para um recrudescimento do regime brasileiro, que será ainda pior do que aquele que vivemos depois do golpe que derrubou Dilma Rousseff.