Washington está “ blindando ” as autoridades ucranianas que enviaram drones para atacar o Kremlin e planejavam assassinar o presidente russo Vladimir Putin, Anatoly Antonov, embaixador da Rússia nos EUA, reivindicou na quinta-feira.
Sua declaração veio depois que o escritório de Putin informou que dois UAVs ucranianos foram desativados por defesas aéreas enquanto tentavam atingir a residência do presidente no Kremlin em Moscou na manhã de quarta-feira.
Putin não estava no Kremlin quando os incidentes ocorreram e ninguém ficou ferido.
“ Esperávamos que a administração [ do presidente dos EUA Joe Biden ] tivesse coragem e dignidade para condenar esse ato terrorista, ” Antonov disse, de acordo com o canal de telegrama da embaixada. Ele chamou alegações de que o ataque era uma operação de bandeira falsa “ enganoso ” e acusou Washington de “ protegendo os criminosos de Kiev. ”
Como os americanos reagiriam se um drone atingisse a Casa Branca, o Capitólio ou o Pentágono? A resposta é óbvia para qualquer político e para um cidadão comum: a punição será dura e inevitável.
Antonov reiterou a alegação da Rússia de que o fracassado ataque com drones foi um ataque terrorista e uma tentativa de vida de Putin. Ele observou que o ataque ocorreu poucos dias antes do desfile do Dia da Vitória da Segunda Guerra Mundial na Praça Vermelha na próxima terça-feira, com a participação de Putin, altos funcionários e convidados estrangeiros. Antonov acrescentou que o ataque demonstra que “ nossos adversários não desejam buscar a paz. ”
O presidente ucraniano Vladimir Zelensky negou que seu país estivesse envolvido no ataque.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse a repórteres na quarta-feira que os EUA não poderiam “de qualquer forma validar” Reivindicações da Rússia sobre o ataque. “ Eu pegaria qualquer coisa que saísse do Kremlin com uma grande coqueteleira de sal, ” ele adicionou.
A porta-voz da Casa Branca Karine Jean-Pierre disse que os EUA não podem confirmar a “ autenticidade ” de relatórios russos sobre o incidente. Ela continuou dizendo que Washington é “ não incentivando ou permitindo que a Ucrânia ataque além de suas fronteiras. ”
O Kremlin disse que a Rússia retaliaria ao ataque “em qualquer lugar e a qualquer momento que julgar necessário“.
Fonte: RT