As forças norte-americanas usaram caminhões-cisterna para retirar petróleo sírio do país. Trata-se do segundo incidente como esse no espaço de uma semana, e o quarto desde o início de junho.
As forças de ocupação dos EUA saquearam petróleo da Síria para fora do país através de um carregamento de dezenas de caminhões-tanque, noticiou na quinta-feira (20) a agência síria SANA.
“Pouco antes do amanhecer, as forças de ocupação enviaram um comboio com 39 caminhões-tanque carregados de petróleo para o cruzamento de Mahmoudiya, a fim de transportá-lo posteriormente para suas bases no norte do Iraque”, contaram moradores da zona rural de Al-Yaarubiyya à SANA.
O contrabando ocorreu em um momento em que Washington intensificou a campanha de saqueio dos recursos naturais do país árabe, acrescenta a agência.
No sábado (15), os militares norte-americanos usaram 35 petroleiros para levar o hidrocarboneto através da fronteira ilegal de Al-Walid, tendo usado ainda 65 navios-tanque, alguns deles carregando equipamentos militares danificados cobertos, e 20 caminhões refrigerados no mesmo percurso.
Antes disso, em 1º e 3 de junho, a SANA relatou o contrabando de 49 e 45 navios-tanque de petróleo sírio através de Mahmoudiya, respectivamente. Além disso, entre abril e maio, mais de 130 navios-tanque carregados até a borda com petróleo bruto passaram por Al-Walid e Mahmoudiya.
Fonte: Sputnik