─ Sputnik News ─ O anúncio foi feito pelo presidente da companhia, Gabriel Gurméndez, pelas redes sociais.
Acabamos de instruir se suspenda inmediatamente la emisión en VERA TV de la señal rusa RT, canal al servicio de la propaganda y justificación de la violenta invasión militar de Rusia a Ucrania, acción condenada por nuestro país. pic.twitter.com/n0OWZnbALa
— Gabriel Gurméndez (@ggurmendez) March 1, 2022
A decisão do presidente da Antel (Administração Nacional de Telecomunicações) ocorre na sequência de uma série de censuras e bloqueios, na Europa, contra redes de mídia russos – como o próprio RT e a Sputnik.
“Em outro movimento sem precedentes, vamos banir a máquina de mídia do Kremlin na UE. As empresas estatais Russia Today [RT] e Sputnik, assim como suas subsidiárias, não poderão mais espalhar suas mentiras para justificar a guerra de [Vladimir] Putin e semear a divisão em nossa união”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no último domingo (27).
Em 24 de fevereiro, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou o lançamento de uma operação militar especial na Ucrânia, com o objetivo de proteger pessoas que “há oito anos sofrem assédio e genocídio por parte do regime de Kiev”.
O líder russo afirmou que realizaria “a desmilitarização e a desnazificação” da Ucrânia, processando aqueles que cometeram crimes sangrentos contra os habitantes pacíficos da região de Donbass.
De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, os ataques militares não são dirigidos contra instalações civis, mas buscam desativar a infraestrutura de guerra ucraniana.